Img
Tradição ucraniana para as crianças

Conheça as Pêssankas, ovos pintados à mão que simbolizam a cultura e a fé de um povo. Mais uma atividade do programa Brincando com as Mãos que você e a criança podem fazer juntos! Quer ver?

Já que o tema do mês reflete aventuras e viagens, fomos até a Ucrânia para trazer uma atividade bem interessante para as crianças e os seus familiares: a de pintar (ou escrever) Pêssankas. Já ouviu falar nessa tradição?

Oriunda da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), a Ucrânia é o segundo maior país da Europa. Por se tratar de um lugar onde o inverno é rigoroso e a neve reina, os ucranianos não sabiam o que iriam encontrar quando o sol da primavera surgisse. Então, oravam aos deuses e ofereciam oferendas. Uma delas era a Pêssanka, ovo pintado à mão ilustrando desejos de boa colheita, riqueza, saúde, amor, proteção, casamento…

Por simbolizar o início de uma nova existência para os ucranianos, o ovo (ou melhor, a Pêssanka) é até hoje distribuída entre familiares e amigos. Que tal você e seu filho prepararem as suas respectivas Pêssankas? Essa atividade está incluída no programa Brincando com as Mãos.

Você precisará de vinagre, corante alimentício de várias cores, papel toalha e ovo cozido. Embrulhe o ovo no papel toalha e coloque um pouco de vinagre por todo o papel toalha. Pingue as cores escolhidas do corante alimentício, uma de cada vez, ao redor do ovo. Deixe o ovo descansar por 30 segundos e, em seguida, tire cuidadosamente o papel toalha. Pronto! Se quiser, pode incentivar a criança a escolher uma pessoa especial para presentear com a Pêssanka.

Clique aqui e veja como a educadora Michelle Lima ensina as crianças como fazer uma linda Pêssanka!

A viagem não acaba aqui. Siga a @primeirospassosipanema e conheça a nossa proposta pedagógica, as atividades à distância realizadas para cada turma, o que estamos fazendo nessa quarentena e como está a preparação para o pós-quarentena.

img
img