Img
Todo dia é dia do livro

Aproveitamos o Dia Nacional do Livro para refletir sobre a importância da leitura.

Na Creche Primeiros Passos todo dia é dia do livro porque a leitura é parte das nossas atividades diárias. E como hoje, 29/10, comemora-se oficialmente o Dia Nacional do Livro, a data é oportuna para refletir sobre a importância da leitura.

 

A melhor herança que podemos deixar para os nossos filhos é o gosto e o hábito pela leitura. Observe que são duas palavras – é preciso criar o hábito, mas é preciso gostar. As crianças aprendem a gostar de livros quando os cuidadores interagem muito com eles. Sendo assim, o livro e a leitura são instrumentos que ajudam muito nessa interação.

 

Tanto o livro quanto a interação são importantes. O livro tem uma magia em torno dele, capturando a atenção e a imaginação das crianças, e ajudando a desenvolver a atenção, a memória, o vocabulário e a sintaxe. Mas a riqueza maior vem da interação. A interação é como um jogo de pingue-pongue onde um bate e o outro rebate. Na Creche Primeiros Passos usamos a expressão “espichar a conversa”.

 

Espichar a conversa significa conversar sobre o que está no livro: as palavras, as ilustrações, os personagens e o enredo. E também conversar sobre a relação do que está no livro com o que está no mundo: a árvore, as casas, os animais, os heróis, os vilões, os medos, as bravuras e as bravatas.

 

No mês de outubro, lemos muitos livros sobre os Meios de Transporte. Em novembro, vamos ler e reler alguns clássicos da literatura infantil. Acompanhe nossas leituras, espiche a conversa em casa, no carro ou aqui mesmo na Creche Primeiros Passos.

 

E se você ainda não nos conhece, agende uma visita e saiba mais sobre a nossa proposta pedagógica.

img
img