Img
Muito mais que um Pátio

Nossa área livre gera uma dinâmica nova na rotina da criança, trazendo novas possibilidades de brincadeiras, de encontros e vivências. Venha conhecer!

Após um tempo determinado em sala, trocar o lugar é muito benéfico para o comportamento dos pequenos. A criança pode estar mais chorosa ou mais quieta na sala depois de ter feito várias atividades, e a ida ao o pátio representa uma liberdade de movimentar o corpo, brincar com mais espaço e mais fluidez.

Localizado no último andar da Creche Primeiros Passos, o pátio oferece a possibilidade de criar a própria brincadeira, incluindo a decisão do que vai fazer, se brincará só ou acompanhado dos colegas ou educadores. Apesar de ser um espaço onde a criança sente a proteção e mediação do adulto, muitas vezes ela pode usar o seu tempo da forma como quiser, mesmo quando existem propostas de brincadeiras à disposição e planejadas pelo educador.

Sem dúvida, o maior foco das atividades no pátio é o desenvolvimento das habilidades motoras. Sem os mobiliários que delimitam os espaços da sala, a área livre torna-se o lugar de correr, pular, se esconder e aparecer, explorar cantinhos que muitas vezes se modificam pela ação do tempo, treinar habilidades, coordenação motora e equilíbrio. Também é o local das brincadeiras coletivas com bolas e obstáculos que desafiam o corpo a experimentar novos movimentos.

O nosso pátio aproxima as crianças da natureza, oferecendo contato com a água, plantas, pequenos animais na terra e a observação dos que estão no céu. O foco das brincadeiras passa a ser o que encontram pelo caminho, como as folhas que viram “escovas de cabelo” ou as brincadeiras divertidas com água do chuveirão. Depois de um dia de brincadeiras na área livre, é normal vermos sorrisos de energia, diversão e relaxamento.

Já conhece a estrutura da Creche Primeiros Passos? Então agende sua visita virtual em www.redeprimeirospassos.com.br e venha conversar com a gente! Aproveite e siga a @primeirospassosipanema.

img
img