Img
Em muito boa companhia

Músicas, livros e atividades recreativas direcionadas para cada faixa etária das crianças contribuem para o desafio atual de viajar sem sair do lugar que estamos.

Em meio a esse cenário incerto, o tema de julho desafia as famílias das nossas crianças a rememorarem passeios e viagens, oferecendo uma excelente oportunidade para construir momentos especiais juntos.

Para as crianças conhecerem novos lugares e culturas envolvidas em diversão e brincadeiras, você pode cantar e contar a história da música “Aquarela”, de Toquinho e Vinicius de Moraes. Lançada em 1983, a canção se tornou uma espécie de hino não oficial da infância. Ouça aqui!

Como essa letra nos convida a voarmos por diversos lugares usando o pensamento e materiais simples, promovemos atividades que vão trabalhar a criatividade do seu filho e dar asas à imaginação. Afinal, “…com 5 ou 6 retas é fácil fazer um castelo”. E depois, você e a criança podem soltar a voz no karaokê!

Berçário 1 – Arrumar os bonecos

– Material: bonecos e uma mala

– Descrição: Com a ajuda do papai ou da mamãe segurar as pontas do pano e colocar o brinquedo em cima, tentando equilibrá-lo para não cair.

Berçário 2 – A cidade dos Legos e bonecos

– Material: Lego, peças e bonecos

– Descrição: Peça para cada criança construir com lego vários tipos de móveis que se tem em casa. Peça que coloquem um bonequinho em cada móvel e pergunte: quem é esse, onde e como ele está? Sentado ou deitado? Dormindo ou acordado? Dê dicas para que as crianças percebam e se lembrem sozinhas dos nomes dos móveis falando do formato, para que servem, mencionando o nome dos móveis.

Maternal 1 – Móbile de lua crescente e estrela do Ramadan

– Material: Macarrão tipo Penne, Tortiglioni ou Rigatoni (ou outro formato, desde que tenha por onde passar o fio de elástico como uma conta e que nãos seja pequeno para a segurança das crianças); Anilina para tingir (opcional); Elástico ou Nylon fino e Fita adesiva.

– Descrição: Contar às crianças que no mundo existem muitas religiões diferentes. Uma delas é o islamismo. Os muçulmanos acreditam no deus Alá e possuem muitas tradições e rituais diferentes de nós. Mostrar às crianças o símbolo do islamismo e perguntar se acham bonito, se gostam. Contar que é uma lua crescente e uma estrela.

– Atividade: Perguntar se gostariam de fazer um móbile com a lua crescente e a estrela de Alá. Verificar se as crianças lembram o que é um móbile.
•Recortar pratos de papelão em forma de lua e estrela
•Fazer furos com furador de papel nas peças recortadas
•Preparar a mesa de trabalho forrando com jornal
•As crianças devem usar avental porque vão pintar suas estrelas e luas nas cores desejadas. Deixar que escolham e falem sobre suas cores preferidas.
•Esperar que a tinta seque.
•Ajudar na tarefa de amarrar as fitas, colar as letras de borracha
•Enquanto fazem a atividade, comentar sobre a combinação das cores
•Exibir os trabalhos e comentar o resultado.

Maternal 2: Desenho de azulejos portugueses

– Material: Azulejos brancos como suporte (podemos utilizar locais da casa com possibilidade para pintura); Tinta guache, risca e sai, tintas naturais; Pincéis.

– Descrição: Contar que Portugal é um país da Europa e que há muitos anos, os portugueses vieram até a América e colonizaram nosso território. Conte também sobre a tradição da azulejaria que lá existe. Explicar que os azulejos são usados para cobrir fachadas nas construções e vistos como elementos de arte porque suas pinturas refletem o imaginário português, descrevem cenas reais e contam histórias.

– Atividade: Mostrar para as crianças o azulejo branco. Contar que é uma peça de cerâmica fina com um dos lados vidrado, sendo feito no calor, com esmalte que o torna liso, brilhante e impermeável. Contar que impermeável significa que é impossível que o líquido penetre. A criança deve fazer um desenho livre no seu azulejo disposto.

A aventura está só começando… Siga a @primeirospassosipanema e saiba mais sobre a nossa proposta pedagógica, os nossos profissionais e o que estamos fazendo para estarmos juntos das famílias, apesar de distantes fisicamente.

img
img