Img
Divirta a criança em casa também!

O que e como fazer atividades divertidas dentro de casa durante esse cenário de pandemia? A diretora da Creche Primeiros Passos, a psicóloga Luciana Miranda, fornece algumas ideias para você adotar com os pequenos.

O quadro de isolamento e privações de espaços de lazer trouxe aos pais o desafio de serem muito mais criativos na hora de oferecer brincadeiras e encontros com outras crianças. Diante disso, o acolhimento e a valorização das oportunidades de a família estar próxima, vivenciando as brincadeiras e todos os momentos juntos é importante.

O maior recurso que os pais têm em casa para beneficiar os filhos é promover as diversões com incentivo à capacidade de expressão da criança, com foco na interação, na comunicação com o bebê, no desenvolvimento da linguagem e das descobertas feitas pela criança. Várias atividades podem ser feitas em casa. O foco é essencial. Leia alguns exemplos a seguir:

– Ler histórias que podem ser contadas ao acordar e antes de dormir, sejam livros com imagens, contos-de-fadas e poesias, dentre outros;
– Dramatizar com imagens variadas, fantoches e bonecos;
– Brincar de jogos de encaixe, quebra-cabeças, jogos de memória ou de adivinhação;
– Transformar objetos de casa em instrumentos de boas brincadeiras, como: cestos, pregadores de roupa, esponjas de louça e de banho, pincéis de cozinha, peneiras, conchas, escumadeiras, lençóis e mantas. Com estes materiais, as propostas podem ser jogos com pompons, bolas pequenas, papeis e caixas.
– Brincar com o corpo utilizando diferentes ritmos musicais: animadas, infantis, de roda, instrumentais, óperas, dentre outros;
– Fazer propostas de culinária em casa são divertidos e promovem muito aprendizado;
– Brincar com água, tintas, massa de modelar inspiram a exploração artística e a concentração das crianças;
– Proporcionar momentos de relaxamento com propostas de meditação e músicas tranquilas.

As crianças precisam do apoio e do afeto constante dos adultos. Sob o olhar incentivador e cuidadoso deles, elas se desenvolvem de forma saudável e equilibrada.

img
img